Taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid-19 em Salvador cai para 48%
A taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivos para pacientes com a Covid-19 em Salvador caiu para 48% nesta terça-feira (1º). Essa é a menor já registrada desde que o percentual começou a ser calculado, no início de maio.
Até a última segunda-feira (31), a taxa estava em 52%. Com a redução no percentual, a expectativa, conforme informou a prefeitura, é que haja ampliação da fase três da retomada das atividades econômicas. No entanto, ainda não há uma data definida para isso.
A ativação da 3ª fase engloba atividades coletivas, como clubes sociais, cinemas, teatros, parques, entre outros.
Para ampliar a fase três, de acordo com a gestão municipal, é preciso levar em consideração as medidas estabelecidas pelos comitês de Saúde da prefeitura de Salvador e do governo da Bahia. Para começar a etapa três, as exigências foram: taxa de ocupação dos leitos igual ou menor que 60%, por pelo menos cinco dias, e distância de 15 dias entre as fases 2 e 3 – ambos critérios já foram atingidos.
Apesar disso, a terceira fase foi adiada. Na ocasião, o prefeito ACM Neto explicou que a decisão de adiamento foi tomada em análise do momento, para que pudesse haver melhor avaliação de cenários.
G1 Bahia