Fakenews: Vídeo mostrando suposta superlotação no Hospital Regional de Santo Antonio de Jesus não foi gravado na unidade. Material foi usado em reportagem de TV
A população de Santo Antonio de Jesus foi surpreendida na tarde deste domingo (14) com o compartilhamento de um vídeo mostrando um hospital superlotado de pacientes que estariam em tratamento contra a covid-19. No vídeo, que não tem narração, são mostradas imagens de vários pacientes em leitos, macas e cadeiras e o texto que acompanhou as imagens afirmava que haviam sido gravadas no Hospital Regional de Santo Antonio de Jesus.
O Gigante da Notícia apurou, no entanto, que o vídeo foi feito em uma unidade hospitalar do Distrito Federal e nada tem a ver com o hospital santoantoniense.
O vídeo teve diversos compartilhamentos em grupos de whatsapp formado por pessoas de Santo Antonio de Jesus, algumas das quais fizeram críticas ao hospital, às gestões do e do município, considerando absurda a suposta superlotação da unidade. Outras pessoas colocaram o vídeo em dúvida e preferiram aguardar mais esclarecimentos.
As imagens do vídeo chegaram a virar reportagem em uma emissora de TV da capital baiana que garantiu que o vídeo havia sido feito no Hospital Regional de Santo Antonio de Jesus e repórter e apresentador teceram duras críticas ao hospital.
Resposta
Em nota, o Hospital Regional de Santo Antonio de Jesus afirmou que as imagens não correspondem às suas dependências e que os pacientes internados na unidade estão recebendo os devidos tratamentos em alas específicas para cada tipo de procedimento. O hospital não informou se irá adotar alguma medida judicial contra as postagens nas redes sociais ou a emissora de TV que produziu a reportagem fake. Leia abaixo a nota na íntegra.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
HOSPITAL REGIONAL DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS
15/03/2021
NOTA DE ESCLARECIMENTO
O Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) informa, a respeito do vídeo e denúncia veiculados na manhã desta segunda-feira (15), que a referida gravação não corresponde à área interna ou a quaisquer outras dependências da nossa unidade de saúde.
Reiteramos, ainda, que todos os pacientes em internamento do HRSAJ estão alocados em leitos adequados, conforme a gravidade de cada caso clínico, não havendo superlotação e tampouco aglomeração de pessoas dentro do Hospital.
Nos colocamos à disposição para maiores esclarecimentos.
Atenciosamente,
Assessoria de Comunicação
Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus
Gigante da Notícia