Santo Antônio de Jesus

A prefeitura fará a supressão e substituição de árvores na praça Padre Mateus em Santo Antônio de Jesus

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEMA), após vistoria técnica feita na praça Padre Mateus, constatou que 06 indivíduos arbóreos exóticos, da espécie Azadirachta Indica (Nin Indiano), apresentam crescimento irregular do sistema radicular, com crescimento das raízes laterais, fato que está ocasionando danos à calçada, gerando prejuízos que podem vir a se agravar, já que as plantas são jovens e ainda possuem grande margem de crescimento. Por este motivo, optou-se pela supressão e substituição das árvores.

Outro fato que merece destaque é que, estudos apontam que o Nin é uma espécie exótica que possui capacidade inseticida, o que causa controvérsia ambiental, pois esta espécie está associada à mortalidade de abelhas, além de ser um exemplar com características de planta invasora, o que pode reduzir a biodiversidade.

Em tempo, vale ressaltar que as árvores serão substituídas por espécies nativas do bioma da mata atlântica, que possuam como característica um sistema radicular profundo que possa romper camadas coesas do solo, a citar: Ipês, Jacarandás e Quaresmeiras, árvores qualificadas para plantio em área pública.

O plantio será realizado de acordo com a Nota Técnica – 002/2021, emitida pelos engenheiros da Secretária de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEMA) e da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAAB), a qual foi devidamente aprovada pela Câmara técnica do Conselho da Cidade – CONCIDADE.

Ascom PMSAJ

Vamos produzir seu Jingle Político?
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo