Acidente

Diretor-presidente de concessionária explica que acidente no metrô em Salvador foi causado após falha de rebocador

O acidente que deixou seis pessoas feridas na manhã da terça-feira (31), no metrô de Salvador, foi causado pela falha de um rebocador que levava um trem para ser inserido no sistema de transporte, confirme explicou André Costa, diretor-presidente da CCR Metrô Bahia, concessionária responsável pelo transporte metroviário em Salvador e região metropolitana.

“Na hora que estava fazendo a inserção de um novo trem, uma falha do rebocador fez com que esse trem se deslocasse mais rápido do que o previsto e entrasse na via de serviço, encostando no último carro de um trem que vinha passando. Ao encostar, os dois tiveram uma fricção e ocasionaram uma parada”. explicou André Costa.

O representante da empresa contou que não havia serviço de manutenção, apenas a inserção de um novo trem quando aconteceu o acidente. Explicou ainda que a inclusão de mais trens no serviço é comum no final da manhã e no início da tarde.

“Ocorreu uma falha que estamos avaliando e apurando com muita responsabilidade para que isso nunca mais ocorra. Nosso corpo técnico e peritos vão avaliar e investigar as causas”, falou o representante da empresa.

Acidente

O acidente no metrô de Salvador ocorreu após um dos trens bater em um caminhão de alinhamento – que é um vagão de serviço –, na região da Estação Pirajá. Esse trem descarrilou, ficou inclinado e atingiu outro veículo, que estava no trilho ao lado.

Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros foram ao local do acidente e resgataram as vítimas. Três delas foram levadas para o Hospital Geral do Estado (HGE), uma para o Hospital Municipal de Salvador e as outras duas foram levadas para uma unidade particular.

Nenhuma das vítimas sofreu ferimentos graves. A CCR informou que, por volta das 19h45, os quatro passageiros tinham recebido alta.

Esquema emergencial de transporte

Por causa do acidente, a linha 1 opera apenas entre os terminais Acesso Norte e Lapa, nos dois sentidos. Ainda não há previsão de quando ela vai voltar a operar. Já a linha 2 – que chegou a funcionar com velocidade reduzida, em modo de emergência – teve fluxo restabelecido.

A CCR criou duas linhas emergenciais ligando as estações de transbordo que deixaram de funcionar por causa do acidente na linha 1. Esse atendimento será feito até que a operação do metrô seja normalizada. As linhas serão:

  • Acesso Norte/Pirajá;
  • Pirajá/Acesso Norte.

Para reforçar as operações, a prefeitura também colocou duas linhas de ônibus emergenciais, para auxiliar o trajeto dos passageiros. Essas linhas serão desativadas quando a linha 1 voltar a trafegar regularmente. Os itinerários são:

  • Lapa/Pirajá;
  • Lapa/Acesso Norte.

Fonte: G1

Vamos produzir seu Jingle Político?
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo