G News

Peritos voltam ao trabalho em 9 agências do INSS na Bahia a partir desta terça; veja quais

Médicos peritos retomaram nesta terça-feira (22) o atendimento presencial em nove agências do INSS na Bahia. O anúncio da volta às atividades foi feito na noite desta segunda (21) pela Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais (ANMP). Na Bahia, retornam as unidades do Bonfim, Itapuã, Mercês e da Rua Odilon Dórea (Brotas), todas elas em Salvador. Fora da capital baiana, voltam as agências de Teixeira de Freitas, Itamaraju, Ipiaú, Ilhéus e Barreiras.

A decisão foi tomada após a realização de vistorias em 108 agências do INSS, consideradas aprovadas pelo órgão previdenciário. Em todo o Brasil, 87 unidades retomam o atendimento presencial já a partir de hoje. “Os colegas que estão lotados nas 21 APS consideradas inaptas deverão se manter em trabalho remoto por risco sanitário à vida do servidor e do segurado”, ressaltou a ANMP em nota.

A associação afirma que manterá mais vistorias nesta terça e enviará ao Secretário de Previdência a lista das 21 agências inaptas, com as “pendências presentes em todas as vistorias para a devida solução caso a caso”. “Solicitamos que a Secretaria de Previdência não ameace os servidores lotados nas agências consideradas inaptas sob pena de responsabilização pessoal e funcional de quem der causa as ameaças por violação as leis 13.869/19 e 13.979/20”, finalizou a ANMP.

Nesta segunda, em mais um dia do impasse entre Previdência e peritos médicos federais, a maioria dos segurados com horário agendado voltou para casa sem atendimento do INSS. De acordo com a Secretaria de Previdência e Trabalho, das 100 agências com perícia médica que estavam com a agenda aberta desde a última quinta (17), 57 realizaram o atendimento.

Foram 1.376 perícias presenciais feitas por 149 médicos. Número bem abaixo do esperado pela Previdência, que convocou 486 profissionais. O órgão não informou a quantidade de perícias que estavam agendadas. Estão dispensados do retorno presencial peritos em grupo de risco ou com filhos em idade escolar.

A ANMP afirma que iniciou as vistorias para confirmar se as agências liberadas pelo INSS têm condições de segurança e higiene para atender aos segurados, mas não detalhou os resultados. A associação afirma que irá liberar os peritos na medida em que confirmar que as agências estão aptas.

Bahia Notícias

Vamos produzir seu Jingle Político?
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo