Polêmica: Neto reclama de ‘preconceito’ após críticas de falta de diversidade racial em chapa de Bruno
O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), rebateu críticas de setores da oposição de que a chapa formada por Bruno Reis (DEM) e Ana Paula Matos (PDT) para disputar a prefeitura de Salvador seria “branca” pela falta de diversidade racial entre os dois candidatos.
O gestor devolveu os ataques aos adversários e os acusou de serem preconceituosos ao não levarem em conta a origem dos dois, deslocando o debate da questão de raça, abordada pelos adversários, e levando o assunto para o prisma da classe social. Ele destacou que os dois não nasceram em “berço de ouro” e enfrentaram dificuldades para ter sucesso na vida política.
O debate racial na eleição em Salvador deve ser ainda mais acirrado neste ano, já que duas mulheres negras e militantes de questões ligadas à população negra disputam a prefeitura: Olívia Santana (PCdoB) e Major Denice (PT).
Para defender Bruno e Ana Paula, o prefeito acionou o discurso meritocrático, ao destacar que os dois venceram as dificuldades com muito “trabalho” e esforço individual.
“A história dos dois, pelo amor de Deus. Não há espaço para esse tipo de questionamento. Isso vem com uma dose de preconceito, mas que a cidade não aceita. Se não fosse pelo esforço individual de cada um dos dois, eles não estariam aqui, porque não possuem pai político, não têm família rica. O que diferencia o candidato fulano da oposição da candidata fulana da oposição? Eles estão lá porque tiveram méritos, batalharam para chegar lá”, argumentou Neto.
Bahia Notícias