Guerra

Segundo a ONU, há milhares de mortos a mais na Ucrânia do que apontam os números

O número de mortos na guerra da Ucrânia supera a marca oficial. É o disse, em coletiva de imprensa, nesta terça-feira (10/5), Matilda Bogner, chefe da Missão de Monitoramento de Direitos Humanos das Nações Unidas na Ucrânia. Até o momento, foram confirmadas 3.381 mortes de civis e 3.680 feridos desde o início dos ataques russos, em fevereiro deste ano. Contudo, de acordo com a organização, os “números reais” podem ser maiores.

“Temos trabalhado em estimativas, mas tudo o que posso dizer por enquanto é que é milhares mais alto do que os números que lhe demos atualmente”, destacou Matilda Bogner.

A maioria das vítimas morreu ou sofreu ferimentos devido ao uso de explosivos, incluindo projéteis lançados por artilharia pesada, sistemas de lançamento múltiplo de mísseis e bombardeamentos aéreos.

A missão de monitoramento observou a destruição de escolas, casas, hospitais e prédios residenciais. As instituições de ensino têm sido usadas como base militar de ambos os países envolvidos no conflito. Ao menos 50 igrejas e templos de culto cristãos, judeus e muçulmanos foram danificados.

Segundo a ONU, o direito à saúde também foi afetado pelo conflito. Em locais de maior hostilidade, a taxa de mortalidade aumentou em razão do medo da população de deixar suas casas e abrigos em busca de atendimento médico.

“Os idosos e as pessoas com deficiência são dois dos grupos que sofreram desproporcionalmente os efeitos do conflito, muitas vezes dependendo de outros e sem acesso à medicação e tratamento de que necessitam.”

Além disso, a missão também recebeu denúncias de abusos sexuais em cidades ucranianas. Os casos incluem estupros, estupros coletivos, nudez forçada e ameaça de violência sexual. “Em geral, no entanto, descobrimos que as vítimas de violência sexual e suas famílias e amigos relutam em falar devido ao estigma. Os desejos das vítimas, que geralmente são mulheres e meninas, devem ser respeitados. Com o tempo, a escala dessas violações se tornará mais clara”, avalia.

Fonte: G1

Vamos produzir seu Jingle Político?
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo