A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou uma nova lista para suspensão, proibição de fabricação e comercialização de pomadas capilares suspeitas de causar cegueira em usuários.
Anteriormente a Anvisa já havia divulgado sete pomadas que tiveram a comercialização e fabricação interrompida por não cumprir com normas sanitárias. De acordo com a agência, esses produtos são alvo de investigação por relatos de consumidores que dizem terem sido prejudicados após o uso das pomadas. Em alguns casos a utilização das pomadas causou cegueira temporária em usuários.
Confira a lista de pomadas suspensas pela agência na última quinta-feira (19): Pomada Capilar Condicionante Modeladora Fixadora Studio Hair Tranças | Marca: Muriel (Empresa Beauty Lab do Brasil Ltda)Pomada Capilar Condicionante Modeladora Fixadora Studio Hair Onduladas | Marca: Muriel (Empresa Beauty Lab do Brasil Ltda).
Pomada Modeladora Fixadora Studio Hair Tranças | Marca: Muriel (Empresa Beauty Lab do Brasil Ltda)Pomada Capilar Incolor Elfa | Marca: Elfa (Empresa Exat Bel Indústria e Comércio de Cosméticos Ltda Me)
Confira a lista de pomadas divulgadas (17):
Pomada Modeladora para Tranças Anti-frizz Be Black (Empresa Cosmetic Group Indústria e Comércio de Cosméticos Eireli); Pomada Black – Essenza Hair, e Pomada Modeladora para Tranças Boxbraids – fixa liss (Empresa Evolução Indústria de Cosméticos); Pomada Braids Hair (Empresa Galore Indústria e Comércio de Cosmético Eireli); Pomada Cassu Braids Cassulinha Cabelos e Pomada Braids Tranças Poderosas Esponja Magic, (Empresa Microfarma Indústria e Comércio); Rosa Hair Pomada Modeladora Mega Fixação 150g, (Empresa Morandini Indústria e Comércio de Cosméticos); Pomada Modeladora Master Fix Black Ser Mulher, (Empresa Supernova Indústria, Comércio e Serviços).
De acordo com a Anvisa a decisão de suspender a fabricação e comercialização dos produtos é uma medida cautelar cujo objetivo é proteger a saúde da população.
A agência recomenda que caso o consumidor tenha adquirido esses produtos, não faça a utilização e entrem em contato com a empresa que vendeu para verificar a possibilidade de devolução.
Olhar Digital