Guerra

Como Rússia e Ucrânia podem chegar a um acordo de cessar-fogo?

guerra entre Rússia e Ucrânia completou um mês nesta semana, e os planos do presidente Vladimir Putin de que seria uma ofensiva rápida e certeira não se concretizaram. A população e o Exército ucraniano resistem desde o dia 24 de fevereiro e estão conseguindo evitar que as tropas inimigas ocupem a capital, Kiev. Nesse cenário, entre os constantes ataques russos e uma série de sanções do Ocidente contra Moscou, qual seria o caminho para um acordo de cessar-fogo?

Para Igor Lucena, especialista da Universidade de Lisboa e membro do Royal Institute of International Affairs, o primeiro mês do conflito foi marcado por pressões internas e externas nos dois países e exigências radicais que impedem o sucesso das negociações.

Para o especialista, a concessão por parte da Rússia poderia ser aceitar a entrada da Ucrânia na União Europeia, mas sem que Moscou interfira na autonomia do país vizinho.

Ucrânia

Ao longo das últimas semanas, 1.035 civis morreram na Ucrânia, de acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas). Além disso, o Acnur (Alto-Comissariado das Nações Unidas para Refugiados) divulgou que mais de 3,6 milhões de pessoas deixaram o país, além dos mais de 10 milhões que perderam sua casa. Nesse contexto, Lucena diz que a pressão interna aumentou sobre o presidente ucraniano.

Presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski.

“Zelenski vê a diminuição do suporte político e também parte da população já se questiona até que ponto podem aguentar essa situação”, diz.

“O país, porém, não pode seguir na linha de concessões à Rússia para conseguir o fim do conflito, porque haveria praticamente uma anexação indireta de todo o Estado ao interesse russo. A Ucrânia ficaria perdida como nação independente e iria ratificar o poder da Rússia de invadir outra nação com qualquer pretexto para forçá-la a obedecer a suas vontades.”

O especialista explica que um acordo de cessar-fogo do ponto de vista ucraniano é importante para proteger quem segue no país lutando ou resistindo contra as tropas inimigas. Hoje, a proteção do território é garantida tanto por militares profissionais quanto por civis que se mobilizaram para combater.

“É muito importante que os ucranianos cheguem a um acordo para que as pessoas que estão morrendo pela preservação da nação não morram em vão”, completa Lucena.

A busca pela paz

Os países do Ocidente buscam caminhos diplomáticos para que o conflito chegue ao fim e um acordo seja aceito pelos dois lados. A outra estratégia é usar as sanções contra a Rússia para causar prejuízos e tentar inviabilizar economicamente o conflito. 

Já a Otan passou a se mobilizar para proteger seus membros no Leste Europeu, mas sem uma atuação efetiva na guerra. Na quinta-feira (24), o secretário-geral da aliança, Jens Stoltenberg, anunciou que vai aumentar as tropas na região e confirmou um suporte para a autodefesa da Ucrânia.

Sede da Otan, em Bruxelas; organização foi fundada em 1949.

A aliança é pressionada por Zelenski e pela população ucraniana para fechar o espaço aéreo da Ucrânia e, assim, evitar os bombardeios russos que estão destruindo cidades e matando civis inocentes, mas não houve avanços nesse sentido.

“Os ataques só vão parar quando houver algum tipo de concessão para um acordo. Faz parte da pressão russa a estratégia de atacar, mas ao mesmo tempo sentar à mesa de negociações”, conclui Lucena.

R7

Vamos produzir seu Jingle Político?
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo