Tecnologia

Quem usa WhatsApp GB vai perder o número? Confira o que pode acontecer

Recentemente, o WhatsApp provocou uma onda de banimentos de contas por utilizarem WhatsApp GB, uma versão alternativa do mensageiro. Depois da suspensão, alguns usuários afetados nem sequer conseguiam criar uma conta no aplicativo oficial, já que seus números também foram bloqueados do serviço.

Como explicam os Termos de Serviço do WhatsApp, criar e utilizar serviços que desempenham a mesma função que o mensageiro configura uma violação do contrato. A conta ou o responsável pelo programa alternativo estão, portanto, indo contra as regras da plataforma e, a qualquer momento, podem ter acesso suspenso ou encerrado.

Foi banido por usar WhatsApp GB?

Nem sempre a penalidade por usar WhatsApp GB é permanente e, nesses casos, vale a pena tentar criar uma conta no aplicativo oficial, já com o backup dos dados devidamente salvo no celular. Se você conseguir, fique tranquilo: provavelmente seu perfil estará fora de risco enquanto utiliza o app verdadeiro.

Contudo, se o seu número já foi pego violando regras da plataforma várias vezes, a punição pode ter sido mais severa, e o seu número de telefone pode ter sido “marcado” pelo WhatsApp — ou seja, não dá para criar uma conta zerada usando-o. Neste caso, nada resta senão comprar um chip novo e refazer o processo — agora, com grupos e mensagens impossíveis de restaurar.

Se este foi o seu caso, seu número de telefone banido pode nunca mais ser registrado no WhatsApp. Porém, ele continuará funcionando normalmente para receber/enviar chamadas pela linha telefônica, bem como para enviar SMS e uso em apps concorrentes, como Telegram e Signal.

Em caso de banimento temporário, porém, basta esperar o fim do prazo de suspensão imposto pelo “Zap” e voltar a usar o aplicativo — e aqui fica novamente a recomendação de usar o programa original, disponível na Play Store e na App Store.

O WhatsApp GB vai parar de funcionar?

Até hoje, o WhatsApp não conseguiu interromper o funcionamento do WhatsApp GB. Uma vez que o app alternativo não está disponível nas lojas de aplicativo e só pode ser baixado pela web, é possível que a atuação dele esteja fora do alcance do mensageiro da Meta e por conta disso seja tão difícil tirar o programa do ar.

Entretanto, nada impede que o WhatsApp atue por outros caminhos para “sufocar” o WhatsApp GB. Uma das estratégias viáveis para plataforma é fechar o cerco contra usuários do app ilegal, tornando a adoção do programa ainda mais arriscada e desvantajosa — afinal, quem quer ter o número banido do WhatsApp?

Dessa forma, o WhatsApp GB pode se tornar cada vez mais inviável para seus mantenedores e um dia pode acabar abandonado. Por enquanto, porém, não há confirmação de que esse dia esteja próximo, mas se a investida da Meta continuar implacável, logo o programa pirata será esvaziado.

Não fui banido por usar o WhatsApp GB, o que fazer?

Se a leva de banimentos e suspensões não alcançou sua conta no WhatsApp GB, considere-se sortudo e aproveite a oportunidade para migrar de aplicativo original. Possivelmente, começar a usar o app oficial pode livrar sua conta da mira da Meta e, assim, seu número está fora de perigo.

Neste caso, é necessário fazer o processo de transição usando o backup de conversas de um app para outro. O processo não deve ter problemas, mas saiba que o WhatsApp padrão não tem tantos recursos quanto a contraparte ilegal, o que pode causar estranhamento caso você seja muito apegado as ferramentas dele.

É importante ressaltar que continuar utilizando o WhatsApp GB pode ser muito arriscado daqui para frente, especialmente se você tem apego aos grupos e conversas que tem no celular. Se a Meta manter a postura de tolerância zero com quem usa o app alternativo, o seu perfil pode ser o próximo a ser varrido da plataforma — daí, nem mesmo o suporte da empresa pode querer ajudar você.

Canaltech

Vamos produzir seu Jingle Político?
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo