GuerraMundo

Guerra prolongada ameaça levar 90% dos ucranianos à pobreza extrema segundo a ONU

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) publicou, nesta quarta-feira (16/3), estimativas sobre os possíveis impactos socioeconômicos da guerra na Ucrânia. Entre eles, está a previsão de que se o conflito for prolongado 9 em cada 10 ucranianos ficarão abaixo da linha de pobreza.

Segundo o órgão, a guerra na Ucrânia está causando um “sofrimento humano inimaginável”, com as mortes e os deslocamentos daqueles que fogem dos combates. “Embora a necessidade de assistência humanitária imediata aos ucranianos seja da maior importância, os impactos agudos de desenvolvimento de uma guerra prolongada estão agora a tornar-se mais evidentes”, disse o administrador do PNUD, Achim Steiner.

A ONU alerta sobre o risco de 18 anos de conquistas socioeconômicas serem perdidos, com quase um terço da população vivendo abaixo do limiar da pobreza e mais 62% em alto risco de cair no mesmo patamar nos próximos doze meses. Na pior das hipóteses observadas, o Produto Interno Bruto (PIB) do país teria uma queda de 60%.

Estimativas do governo ucraniano apontam que pelo menos US$ 100 bilhões foram destruídos em edifícios, pontes, infraestruturas, escolas, hospitais e outros bens físicos, além da guerra ter provocado o fechamento de metade das empresas e a redução drástica de operação dos outros 50%.

Entretanto, as perdas humanitárias são o fator mais preocupante. Nessa terça-feira (15/3), após 20 dias de conflito, o número de civis mortos chegou a 636, dos quais 97 são crianças.

Metrópoles

Vamos produzir seu Jingle Político?
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo