G NewsMundoTragédia

Tragédia: Já passa de 5 mil o número de mortos no terremoto que atingiu a Turquia e Síria

O número de mortos em decorrência dos fortes terremotos na Turquia e na Síria pode ser oito vezes maior, alertou a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Dois tremores atingiram a região com um intervalo de 12 horas na segunda-feira (06) — e foram contabilizadas mais de 5 mil mortes até agora (pelo menos 3.419 mil na Turquia; e 1.602 na Síria)

As equipes de resgate vasculham montanhas de escombros, enfrentando temperaturas congelantes e neve, em busca de sobreviventes.

Países do mundo todo estão enviando reforço para ajudar nas tentativas de resgate, incluindo equipes especializadas, cães farejadores e equipamentos.

O Serviço Geológico dos EUA informou que o primeiro tremor — de magnitude 7,8 — ocorreu às 04:17 do horário local (22h17 de Brasília) a uma profundidade de 17,9 km, perto da cidade de Gaziantep.

O número de mortos e feridos foi aumentando rapidamente na segunda-feira. E, conforme a OMS alertou, deve subir ainda mais à medida que as equipes de resgate encontrarem mais vítimas sob os escombros.

Muitas das vítimas estão no norte da Síria, devastado pela guerra, onde milhões de refugiados vivem em acampamentos em ambos os lados da fronteira com a Turquia. Dezenas de mortes foram registradas em áreas controladas por rebeldes.

Os tremores provocaram o desabamento de edifícios em ambos os países — vários vídeos mostram o momento dos desmoronamentos, enquanto pessoas na rua correm para se proteger. Muitos prédios de até 12 andares agora estão no chão, estradas foram destruídas e há montanhas enormes de escombros por todos os lados.

G1

Vamos produzir seu Jingle Político?
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo