Esportes

Mesmo com vice da Copa América Brasil deve assumir vice-liderança do ranking da Fifa

A seleção brasileira não conquistou o título da Copa América. Mas o vice-campeonato do torneio da Conmebol deve ser suficiente para que ela assuma a vice-liderança do ranking da Fifa. De acordo com simulações feitas a partir da plataforma do site “Football Ranking”, a equipe dirigida por Tite deve aparecer atrás apenas da Bélgica na próxima edição da lista da entidade que gerencia o futebol mundial, que será divulgada no dia 12 de agosto.

Mesmo derrotado em casa pela Argentina na decisão continental, o Brasil somou mais 55 pontos no ranking na recém-encerrada temporada de seleções. Com isso, tende a chegar a 1.797,7 pontos e deixar a França para trás. Os atuais campeões mundiais foram eliminados precocemente na Eurocopa (oitavas de final).

O resultado do fiasco é que provavelmente cairão uma posição no pódio do ranking da Fifa e aparecerão com 1.761,8 pontos. Apesar de ter caído nas quartas do torneio do Velho Continente, a Bélgica continuará sem sofrer ameaças no topo da lista. A equipe de Kevin de Bruyne e Romelu Lukaku ocupa o topo da classificação das melhores seleções do planeta desde outubro de 2018 e deve ser o único país com mais de 1.800 pontos na próxima relação.

As duas finalistas da Eurocopa completam o próximo top 5 do ranking da Fifa. A Itália, que derrotou a Inglaterra nos pênaltis depois de um empate por 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação em Wembley, deve saltar da sétima para a quinta colocação e aparecer justamente abaixo do English Team, que já era o quarto na mais recente edição da lista, divulgada em maio.

Outra seleção que se deu bem nos torneios do último mês, a Argentina, algoz do Brasil na decisão da Copa América, deve ganhar duas posições e surgir no sétimo lugar no próximo ranking. Segundo a projeção, o top 10 da classificação de agosto deve ter nove seleções que já apareciam nesse grupo elitista em maio.

A novidade é a Holanda, que deve subir da 16ª para o décima posição e roubar a vaga que pertencia ao Uruguai, antigo nono colocado. Além dos uruguaios, os portugueses também se deram mal na temporada das seleções. Campeões da Eurocopa em 2016, eles não repetiram o sucesso de cinco anos atrás e devem cair da quinta para a oitava posição.

O ranking existe desde 1992 e é usado, entre outras coisas, para definir os cabeças de chave dos grupos da Copa do Mundo. Ele passou por sua última transformação drástica em 2018, quando passou a usar um sistema de pontuação semelhante ao adotado nas classificações de xadrez.

O Brasil é o país que passou mais tempo no topo da lista. A seleção pentacampeã mundial foi eleita 12 vezes a equipe do ano pela Fifa e já esteve na primeira colocação do ranking em 154 oportunidades. Só que o time canarinho já está há quatros anos distante de ser o “número um” do planeta. Sua última liderança foi em agosto de 2017. Desde então, vem se revezando entre a segunda e a quarta posições.

Ranking da Fifa (projeção para agosto)

1 – Bélgica – 1.822,4 pontos 2 – Brasil – 1.797,7 pontos 3 – França – 1.761,8 pontos 4 – Inglaterra – 1.752,8 pontos 5 – Itália – 1.744,7 pontos 6 – Argentina – 1.714,4 pontos 7 – Espanha – 1.680,5 pontos 8 – Portugal – 1.662,4 pontos 9 – Dinamarca – 1.642,3 pontos 10 – Holanda – 1.637,5 pontos.

Fonte: Uol

Vamos produzir seu Jingle Político?
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo