Três farmácias foram interditadas em Ilhéus, no sul da Bahia, após uma fiscalização encontrar diversas irregularidades nos locais. As infrações incluem medicamentos fora do prazo, venda de remédios controlados sem presença de farmacêutico e fezes de roedores no local de armazenamento dos produtos.
O flagrante faz parte de uma ação conjunta envolvendo o Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia (CRF-BA) e a Vigilância Sanitária, na quarta-feira (21). O objetivo da ação foi fiscalizar a atuação de farmácias comunitárias irregulares e infrações sanitárias.
Ao todo, a equipe inspecionou sete locais. Em dois estabelecimentos, os armários de medicamentos controlados foram lacrados. Nesses casos os medicamentos eram comercializados sem a presença de um profissional farmacêutico ou sem autorização da Vigilância Sanitária Municipal.
As demais irregularidades encontradas pelos fiscais foram: a comercialização de medicamentos fora do prazo de validade, armazenamento inadequado de medicamentos e outros produtos, certidões e alvarás de funcionamento vencidos.
Havia ainda um estabelecimento em condições sanitárias precárias onde foram encontradas fezes de roedores no local onde os medicamentos eram armazenados.
O Dr. Mário Martinelli, presidente do CRF, acompanhou a iniciativa. “Continuaremos atuando em todos os municípios baianos, para impedir que irregularidades, como as encontradas aqui, continuem acontecendo”, garantiu.
Correio
🚀Siga: @gigantedanoticia 🔛
🌐Acesse: www.gigantedanoticia.com