A Policia Federal indiciou nesta quinta-feira (21) o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o general Braga Netto (PL) e mais 35 pessoas sob suspeita dos crimes de abolição violenta do Estado democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa.
O que aconteceu:O relatório da investigação de 884 páginas foi enviado ao STF (Supremo Tribunal Federal). Com o indiciamento, a PF apontou quais crimes os investigados teriam praticado a partir do conjunto de elementos reunidos ao longo da investigação.
Pela primeira vez, um presidente eleito no período democrático é indiciado como responsável por tramar contra a democracia no país. A reportagem tentou contato com a defesa de Bolsonaro, Braga Netto e do presidente do PL, Valdemar Costa Neto.
As investigações apontaram que os indiciados se estruturaram por divisão de tarefas. Isso teria permitido a “individualização das condutas e a constatação da existência de grupos”, segundo a PF.
Entre os grupos está o de desinformação e ataques ao sistema eleitoral e outro responsável por “incitar militares a aderirem ao golpe de Estado”. Há também o núcleo jurídico, o operacional de apoio às ações golpistas, núcleo de inteligência paralela e núcleo operacional para cumprimento de medidas coercitivas.
Veja a lista dos indiciados:
Ailton Gonçalves Moraes BarrosAlexandre Castilho Bitencourt da silvaAlexandre Rodrigues RamagemAlmir Garnier SantosAmauri feres SaadAnderson Gustavo TorresAnderson Lima De MouraAngelo Martins DenicoliAugusto Heleno Ribeiro PereiraBernardo Romao Correa NettoCarlos Cesar Moretzsohn RochaCarlos Giovani Delevati PasiniCleverson Ney MagalhãesEstevam Cals Theophilo Gaspar De OliveiraFabrício Moreira De BastosFilipe Garcia MartinsFernando CerimedoGiancarlo Gomes RodriguesGuilherme Marques De AlmeidaHélio Ferreira LimaJair Messias BolsonaroJosé Eduardo De Oliveira E SilvaLaercio VergilioMarcelo BormevetMarcelo Costa CâmaraMario FernandesMauro Cesar Barbosa CidNilton Diniz RodriguesPaulo Renato De Oliveira Figueiredo FilhoPaulo Sérgio Nogueira De OliveiraRafael Martins De Oliveira Ronald Ferreira De Araujo JuniorSergio Ricardo Cavaliere De MedeirosTércio Arnaud TomazValdemar Costa NetoWalter Souza Braga NettoWladimir Matos Soares
STF enviará relatório
Próximo passo é o STF encaminhar o relatório à PGR. A Procuradoria-Geral da República vai analisar tudo o que foi levantado pela corporação e decidir se denuncia ou não os envolvidos.
UOL
🌐Acesse: www.gigantedanoticia.com
🚀Siga: @gigantedanoticia 🔛