Saúde

‘Superbactéria’ mata cinco bebês em hospital de Cuiabá

Cinco bebês morreram no Hospital Estadual Santa Casa, de Cuiabá, no Mato Grosso, devido à infecção por uma bactéria multirresistente, chamada Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase (KPC).

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), os pacientes já estavam infectados pela bactéria quando foram internados no hospital estadual entre os dias 16 e 21 de fevereiro.

As crianças foram encaminhadas de outras unidades de saúde, que não são geridas pelo governo do estado, segundo a secretaria. O diagnóstico foi realizado no recebimento dos pacientes, a partir de exames protocolares de vigilância, com o objetivo de determinar o tipo de leito e isolamento necessário para a internação.

Em nota, a secretaria afirma que as infecções deveriam ter sido identificadas e tratadas antes, quando os pacientes ainda eram assistidos por outras unidades de saúde. Além disso, a ação rápida pode evitar o agravamento do caso e um surto pela bactéria.

Ainda segundo a pasta, as infecções foram consideradas graves no momento da internação dos pacientes.Os medicamentos necessários e assistência foram oferecidos aos pacientes.

Os leitos ocupados pelos pacientes infectados foram bloqueados, desinfectados e estão em pleno funcionamento. Por fim, a secretaria informou que as equipes da vigilância do estado e do município, do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foram notificadas e também auxiliaram no processo contenção da infecção.

CNN Brasil

Vamos produzir seu Jingle Político?
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo