EmpreendedorismoG NewsSanto Antônio de Jesus

Santoantoniense Jéssica Vilelas se destaca na culinária e no empreendedorismo em Trancoso/BA

A santoantoniense Jéssica Vilelas sempre se destacou por seu cuidado com os saborosos pratos e salgados que preparava com muito apresso para seus amigos e familiares. Muito elogiada, Jéssica decidiu realizar o sonho de cursar gastronomia e seguir carreira, enfrentando novos desafios.

Hoje ela mora em Trancoso, cidade paradisíaca da Bahia, de onde vem fazendo grande sucesso com suas deliciosas receitas, conquistando o paladar de famosos a exemplo de Vanessa da Mata, que sempre está passando temporadas por lá e não dispensa o tempero de Jéssica.

Turistas e moradores locais elogiam não apenas sua culinária, mas também seu carisma e sua garra. Mulher negra e de família humilde, Jéssica encontrou nos estudos e no empreendedorismo o caminho para mudar de vida e ajudar sua família. Respeitada no meio, Jéssica agora almeja novos vôos e se dedica ainda mais a carreira.

Empreendedorismo

“Sempre observei na culinária e nos estudos uma chance de mudar o rumo e a história da minha vida. Como mulher negra, os desafios chegam com mais intensidade, mas a vontade de vencer e o amor pela culinária são mais fortes que tudo. Com novas receitas e pratos exóticos, venho conquistando a aceitação dos meus clientes, que muitas vezes vêem de longe para provar dos nossas pratos. Os elogios me motivam e me fazem querer fazer melhor a cada dia, com inovação e muito carinho, colocando muito amor em meus pratos.”, afirma Jéssica.

Família Vilela, tradicional família Bagaceira

Jéssica ressalta a importância da família: “Minha família é tudo para mim. Nela tenho diversos exemplos onde o negro humilde pode vencer sim, através dos estudos e da força de vontade. Minha família é meu orgulho e a eles só tenho a agradecer por tudo. Logo estarei visitando meus amores, pois a saudade é grande.”

A visão da mulher negra e empreendedora no cenário atual

“Hoje vejo um crescimento expressivo do empreendedorismo feminino e negro no cenário nacional. Mulheres estão buscando seu lugar ao sol, com muito mais força e coragem, pois não é fácil, mas com fé e determinação, vamos vencendo. Para mulheres negras e de origem humilde as coisas são sempre mais difíceis e os obstáculos se tornam maiores. Mas tenho boas referências, tanto dentro de minha família, quanto ao redor. Tenho certeza de que não existe vitória sem batalha e com fé em Deus, pé no chão e muita coragem, pretendo seguir com meu sonho e me tornar uma grande chefe.”, ressalta Jéssica.

Trancoso

“Mudei para Trancoso há algum tempo, aqui me formei e seguir meu sonho. Um lugar lindo, acolhedor, onde fiz muitas amizades e tive muito apoio. Hoje meus pratos são reconhecidos e nosso restaurante é ponto de referência local, nacional e internacional, quando se fala em tempero diferenciado, um orgulho que não cabe em nós.”, finalizou Jéssica. Jéssica atualmente está se pós graduando em nutrição funcional. Hoje atua como chefe de Cozinha em Trancoso no beco do Juca’s o (Juca’s Bar ), tradicional restaurante daquela região.

Jéssica também atua como orientadora de cozinha sustentável na associação Despertar, em Trancoso, onde instrui as mulheres da comunidade a aproveitarem alimentos orgânicos. A ideia é mostrar a importância do aproveitamento dos alimentos, utilizando técnicas para minimizar ao máximo o lixo produzido ao preparar uma refeição.

Em breve a santoantoniense estará lançando seu site falando sobre gastronomia e empreendedorismo da mulher negra, e divulgando receitas exclusivas. Jéssica também estará lançando um livro no formato “e-book” com receitas, fotos e curiosidades.

Parabéns Jéssica! Que seu talento e força de vontade cheguem aos quatro cantos do Brasil e do mundo, pois você é um grande exemplo de garra e de empreendedorismo.

Gigante da Notícia

Vamos produzir seu Jingle Político?
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo