Cidades

Novo tremor de terra acorda moradores de Santo Antônio de Jesus e região; Saiba o que especialista fala

Um novo tremor de terra foi registrado por vários moradores de Santo Antônio de Jesus e Região. Depois do primeiro tremor forte que aconteceu por volta das 07h40 desse domingo (30), um novo terremoto aconteceu às 03h40 da madrugada desta segunda-feira (31/08).

Muitos relatos que chegaram na redação do Gigante da Notícia, de pessoas falando que o coração chegou a tremer e o corpo também. Muitos estão com tanto medo e assustados com novos abalos sísmicos na Bahia que estão refletindo sobre a vida.

Especialista fala:

Os tremores de terra registrados em cidades baianas neste domingo (30) devem durar “semanas ou meses”, segundo previsão do geólogo Eduardo Menezes, do Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O especialista explica que avalia do tipo são comuns na região Nordeste e, principalmente, no Recôncavo baiano. “Há grande concentração de áreas sísmicas ativas. Esses tremores ocorrem por causa de falhas geológicas e pressões nas rochas do subsolo. Quando ocorrem perto de áreas urbanas, claro, a repercussão é maior”, detalha.

Menezes diz que, no entanto, não é comum o registro de tremores em escala acima de 3 graus. “A maioria é abaixo de três. Em uma magnitude dessa ordem de 4,6 como registrada em Mutuípe assusta. Chega a derrubar objetos de prateleiras, vibrações em telhados e janelas. Não são comuns nessa ordem de grandeza, mas a cada dez, 15 anos acontecem. Mas podem ficar tranquilos”, afirma.

O geólogo disse ainda que o monitoramento será ampliado. “O laboratório vai instalar uma rede de sismógrafos para mapear. Vamos dar suporte a Defesa Civil e realizar palestras para as comunidades. A proposta é tirar esse mito de fim dos tempos. É fenômeno da natureza, ocorre no inverno, chuva ou seca. Tremores fazem parte”.

Redação: Gigante da Notícia

Vamos produzir seu Jingle Político?
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo