G News

Dom Esmeraldo natural de Santo Antônio de Jesus será empossado Bispo de Araçuaí neste sábado, dia 6

Será realizada no próximo sábado, 6 de fevereiro, às 10 horas, na cidade de Araçuaí, em Minas gerais, a Celebração Eucarística na qual Dom Esmeraldo Barreto de Farias será empossado Bispo da Diocese de Araçuaí, sendo o 10º Bispo desta Diocese e o sucessor de Dom Marcel Romano que atuou como Bispo Diocesano de 2012 a 2020.

O Município de Araçuaí está situado no Vale do Jequitinhonha (MG), possui 36.705 habitantes e teve a sua Diocese instalada em 25 de agosto de 1913, sendo o seu 1º Bispo Dom Serafim Gomes Jardim, após ser desmembrada da Diocese de Diamantina. É vinculada a CNBB e ao Regional Leste 2, sendo esta constituída por 27 Paróquias.

Trajetória de Dom Esmeraldo

Dom Esmeraldo nasceu em 4 de julho de 1949 no município de Santo Antônio de Jesus-BA, na Comunidade do Bonfim, é filho de Maria Georgina de Souza Barreto e José Izidório de Farias. A sua Formação Sacerdotal teve início no Seminário Menor em Amargosa-BA, posteriormente cursou Teologia em Salvador na UCSAL e Filosofia em Minas Gerais (UFMG), sendo ordenado Sacerdote em 9 de janeiro de 1977 na Comunidade onde nasceu (Senhor do Bonfim) em Santo Antônio de Jesus-BA,  pelo então Bispo da Diocese de Amargosa Dom Alair Vilar Fernandes de Melo.

No exercício do seu Ministério Sacerdotal serviu a Diocese de Amargosa nas Paróquias de Laje, Mutuípe, Jiquiriçá, Ubaíra, Santa Inês, Brejões e São Benedito (BA) e em Parelhas, no Rio Grande do Norte. Na Diocese de Amargosa atuou também como Administrador Diocesano, Diretor Espiritual do Seminário Maior em Ilhéus, Coordenador da Equipe Diocesana da Pastoral Rural, Coordenador Nacional do Instituto PRADO (Associação dos Padres Diocesanos) e Diretor da Rádio Clube de Santo Antônio de Jesus.

Recebeu a nomeação Episcopal em 22 de março de 2000 no Pontificado do Papa João Paulo II, sendo a sua Sagração Episcopal realizada em Santo Antônio de Jesus-BA pelo então Bispo Diocesano Dom João Nilton dos Santos Sousa, tendo como seu Lema Episcopal ,“LEVANTA-TE E ANDA” (At 3,6). Em 2 de julho de 2000 foi empossado Bispo da Diocese de Paulo Afonso (BA), onde serviu até o ano de 2007. Exerceu também o Episcopado em Santarém, no Pará, de 2007 a 2011 , foi Arcebispo de Porto Velho, em Rondônia, de 2012 a 2015 e Bispo Auxiliar em São Luís do Maranhão (2015 a 2020).

Dentre outras funções eclesiásticas, Dom Esmeraldo também atuou como Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB e da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB.

A Trajetória Pastoral de Dom Esmeraldo é marcada pelo notável ardor missionário, testemunhado pelo carisma com que vivencia o Evangelho e pelo acolhimento aos mais pobres e necessitados nas comunidades paroquiais e diocesanas por onde tem passado.

Em 18 de dezembro de 2020 foi nomeado Bispo Diocesano de Araçuaí, em Minas gerais, pelo Papa Francisco, cuja Diocese encontra-se conduzida pelo Administrador Apostólico Dom José Carlos Brandão Cabral desde 25 de março de 2000, após a renúncia de  Dom Marcelo Romano.

Dom Esmeraldo, através do seu Lema Episcopal, “LEVANTA-TE E ANDA”, reafirma o seu compromisso pastoral com a Igreja, convidando-nos à reflexão: “ É a força da PALAVRA DE DEUS que edifica a Igreja e renova a esperança das pessoas, colocando-as no caminho da missão rumo ao Reino definitivo, bem diferente do caminho do ouro e da prata, pois o seu fundamento é Jesus Cristo e Jesus Crucificado-Ressuscitado: O Vivente.”

Matéria: Maria do Carmo/ Tribuna do Recôncavo

Vamos produzir seu Jingle Político?
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo