Tecnologia

Prefixo para identificar telemarketing ainda é pouco usado apesar de ser obrigatório entre as empresas

Há um mês, se tornou obrigatório que as empresas de telemarketing que façam chamadas por celular usem o prefixo 0303 para permitir que os consumidores possam identificar a chamada e decidirem ou não atendê-la. Desde então, apenas 324 códigos já cadastrados junto a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) foram ativados. 

Porém, embora o uso do prefixo tenha se tornado obrigatório em 10 de março para as chamadas feitas por celular, as empresas que usam telefones fixos têm até 8 de julho para se adequar à nova regra. 

Além disso, a Anatel confessa não ter condições de precisar quantos números de telefone estão sendo usados para telemarketing. Assim, uma empresa pode estar usando um número como um assinante comum de telefonia e as ligações só serão identificadas como telemarketing pela Anatel depois que o volume de chamadas despertar atenção da agência e for analisado. 

A Anatel também explica que o consumidor deve denunciar o recebimento de ligações de telemarketing que não usem o prefixo 0303 a partir do dia 8 de junho – quando todas as ligações já deverão seguir a nova regra. A pessoa deverá entrar em contato com a sua operadora de telefonia e reclamar do uso indevido de recursos de numeração para telemarketing ativo, identificando a empresa e o número por ela utilizado.

Metro 1

Vamos produzir seu Jingle Político?
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo