EducaçãoSanto Antônio de Jesus

Projeto inclusivo traz vídeo book com poesias traduzidas em Libras e áudio descrição para pessoas surdas e cegas

Com o objetivo de promover a difusão da poesia para pessoas surdas e cegas, o projeto Vozes de mulheres em seus rabiscos e memórias: Vídeo book de poemas da escritora santantoniense Naiara Peixoto da Silva está em fase final de produção e estará disponível para o público ainda no primeiro semestre de 2024.

Idealizado pela professora e poetisa Naiara Peixoto.

O projeto foi contemplado no edital 08/2023 Paulo Gustavo Audiovisual organizado pela Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude, atendendo à demanda da Lei Complementar 195/2022, criada pelo Governo Federal para incentivar e reaquecer o setor cultural, gravemente afetado pela pandemia de covid-19. O objetivo foi garantir que artistas, produtores e organizadores culturais pudessem retomar o trabalho na área da cultura. A Lei, que leva o nome do ator, diretor e roteirista Paulo Gustavo, que morreu de covid-19, destinou R$ 3,86 bilhões a estados, Distrito Federal e municípios para o fomento da área.

O projeto proposto pela escritora Naiara Peixoto pretende trabalhar com a leitura dramática de poemas contidos no seu livro de estreia, “Entre rabiscos e memórias”, publicado em novembro de 2020, também fruto de edital 04/2019 Prêmio Cultural Professora Cleuza Oliveira, organizado pela Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude.

O vídeo book contará com 12 poemas recitados por mulheres diversas convidadas pela escritora para dar vozes ao projeto. Além do protagonismo feminino, o projeto terá como principal característica o papel inclusivo, já que a imagem principal dos vídeos ficará por conta de uma intérprete de Libras que irá traduzir os poemas recitados para que pessoas surdas tenham acesso às obras. Cenas alusivas às temáticas dos poemas também serão exibidas durante a narração e tradução.Todas as imagens já foram captadas e os poemas também já estão gravados e traduzidos em Libras. O projeto está na fase da edição de som e imagem e após a finalização o lançamento deve acontecer no mês de maio.

De acordo com a proponente do projeto, a ideia surgiu devido à sua experiência docente no contato com estudantes surdos e cegos. A professora e escritora Naiara Peixoto percebeu a dificuldade de acesso destes estudantes a manifestações artísticas literárias e decidiu utilizar a oportunidade do edital Paulo Gustavo para propor um projeto que pudesse oferecer, de forma prioritária, ao público de pessoas surdas e cegas o contato com a poesia. “Nossa ideia é promover um reencontro, um diálogo de saberes e aprendizados por meio da inclusão de um público que é excluído, muitas vezes, do contato com as artes literárias”, ressaltou.

O projeto é financiado com recursos do Governo Federal, através do Ministério da Cultura e organizado pela Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude

Acesse: www.gigantedaniticia.com

Vamos produzir seu Jingle Político?
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo