Saúde

Novo sintoma da COVID-19 é detectado por cientistas: pernas e pés ficam roxos

Embora a maioria das pessoas que contraem a covid-19 se recupere após alguns dias ou semanas, alguns pacientes podem apresentar sintomas persistentes, característicos da chamada covid longa. Até agora, os sinais mais comuns dessa condição incluíam cansaço extremo, perda de olfato, dores musculares e falta de ar. Mas, cientistas da Universidade de Leeds, no Reino Unido, descobriram um novo sintoma mais “bizarro”: pernas e pés que ficam roxos.

Publicado no último sábado (12/8) revista científica The Lancet, o estudo detalhou esse sinal, até então desconhecido, a partir do caso de um homem de 33 anos que, há seis meses, apresentava uma coloração roxa nas pernas e pés. Esse sintoma aparecia quando o paciente ficava em pé. Aos médicos, ele afirmou que os membros inferiores ficavam progressivamente “mais pesados, com formigamento, coceira e mais escuros”.

O homem também queixava de erupção cutânea ocasional que surgia em seus pés. O curioso é que todos esses sintomas “misteriosos” desapareciam quando ele se deitava.

Como mostra o jornal britânico The Independent, o paciente apresentava um distúrbio conhecido como acrocianose ou coloração azulada persistente e extrema, que geralmente afeta mãos e pés, mas também pode aparecer no nariz e nas orelhas.

O estudo alerta que é preciso que médicos continuem exigindo exames de sangue, radiografia de tórax, monitorando a pressão arterial, a frequência cardíaca e os níveis de oxigenação de pessoas que tenham adquirido covid-19. Quem apresentou sintomas graves precisam ser encaminhados para um serviço especializado ou de reabilitação.

Metrópoles

Todo Sábado, na rádio Recôncavo FM, Fala Gigante às 8h da manhã

Acesse: www.gigantedanoticia.com

Vamos produzir seu Jingle Político?
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo