Clima/TempoG News

Termômetros no Brasil devem ficar acima da média nos próximos dias, diz Inmet

O Brasil pode ser impactado por um forte calor e altas temperaturas a partir da próxima segunda-feira (11). A informação foi anunciada pelo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), via O Globo. Segundo o comunicado, ao longo da semana os termômetros devem registrar marcas fora do padrão, principalmente nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste.

Nestas regiões, a temperatura pode chegar até os 40?°C durante a próxima quinta-feira (14).

“O Inmet alerta que a princípio a semana será quente, porém, nem todo calor se configura como uma onda de calor, já que para tanto é preciso obedecer alguns critérios técnicos”, disse o instituto em postagem no Instagram.

O órgão estabelece que há uma onda de calor quando as temperaturas permanecem 5?°C acima da média durante 5 dias seguidos. Nessas situações, as temperaturas devem permanecer entre 3?°C e 5?°C acima da média ao longo do período. Mesmo com o padrão de uma onda de calor, não pode ser considerada um fenômeno.

O mês de março é o período de transição entre o final do verão e o início do outono. Durante o período, mudanças nos padrões meteorológicos podem ocorrer de forma repentina. Além disso, pode haver alterações significativas na previsão dos modelos numéricos de previsão de tempo.

Mesmo com a perspectiva do Inmet, o serviço meteorológico Climatempo alertou para a chegada da onda de calor na próxima semana.

A previsão indica que o ar quente deve ganhar força na região do Chaco Paraguaio e norte da Argentina, as quais são áreas de alta pressão nos níveis médios da atmosfera, favorecendo a manutenção do ar quente sobre a região, já que este sistema desfavorece a formação de nuvens carregadas.

Inmet / Foto: Gigante da Notícia

Acesse: www.gigantedanoticia.com

Vamos produzir seu Jingle Político?
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo